Como é a Sequência De Fondue Me Gusta em Canela...
O fondue é um dos pratos mais tradicionais da serra gaúcha. Ele é originário da Suíça, em meados da Segunda Guerra Mundial. Mas, como será que funciona uma sequência tradicional de fondue?
A sequência é iniciada com o fondue de queijo. Nele, o queijo derretido é colocado dentro de uma panela de cerâmica levada para a mesa, juntamente com os acompanhamentos que costumam ser legumes como batatas pequenas,brócolis,cenoura e outros acompanhamentos diversos.
Após o fondue de queijo, vem a vez do fondue de carne. Nele, também é possível repor a panela de queijo para mergulhar as carnes. Aqui o diferencial é o preparo do prato principal, a carne.
Para preparar os 3 tipos de carne (que geralmente são frango, carne de porco e carne de gado), o cliente recebe uma chapa de ferro quente que possui um fogaréu embaixo, onde ele mesmo pode fritar sua carne, escolhendo o ponto que mais gosta.
Além disso, o fondue de carne também acompanha diversos tipos de molhos, como as especialidades da casa.
Finalmente, a hora da sobremesa chegou! Após todo esse banquete nas opções salgadas, a parte doce também não deixa a desejar!
O chocolate é servido da mesma maneira que o queijo. Aqui o diferencial são os acompanhamentos, que costumam ser frutas da estação, sendo as mais populares o morango e a uva.
É importante frisar que todos os acompanhamentos podem ser repostos na mesa, além dos pratos principais como as panelas de queijo e chocolate e também as carnes. Por ser uma sequência, não existe limite do que pode ser reposto.
Qual a melhor bebida para acompanhar um fondue?
Em Canela, é clássico que o fondue seja acompanhado de uma boa garrafa de vinho da serra gaúcha. Como o prato é degustado em maior quantidade no inverno, o vinho vem para trazer o gosto da uva e esquentar ainda mais o corpo.
E aí, nada combina mais com o frio da serra do que um belo fondue, né?